Uma campanha que tem como ingredientes: envolvimento, responsabilidade e solidariedade. Assim foi o “Olhar Solidário” que visou um visão diferenciada sobre o Hospital Fraiburgo, objetivando, por meio deste, arrecadar recursos para manutenção e equipamentos que mantiveram o status de referência regional em cirurgia de catarata, um problema de saúde ocular.
Edir Maria Brizot, de 75 anos, natural de Fraiburgo, é uma das pacientes que realizou a cirurgia de catarata, e destacou que a possibilidade de fazer perto de casa, é maravilhosa e que o envolvimento da comunidade deveria ser muito grande, tendo em vista, a responsabilidade social que a causa possuía.
Se era uma ação de responsabilidade social, a campanha também contou com o envolvimento de diversas entidades, associações, empresas, grupos de apoio e, é claro da comunidade. A iniciativa tinha como slogan “Não precisamos de muito, precisamos de muitos”, e foi destes que a mesma contou.
Estiveram envolvidos na campanha, além da ACIAF, a Prefeitura, Hospital Fraiburgo, Rede Fraiburguense de Combate ao Câncer, Rádio Fraiburgo, CDL, OAB, Uniarp, Unopar, Sicredi, ABPM, IFC Fraiburgo, Asseaf, Lions Clube, Rotary, Fiesc, Senai, Loja Maçonica Obreiros da Paz e Cavaleiros Templários. Toda a identidade visual da iniciativa foi elaborada gratuitamente pela Agência Volle de Fraiburgo.
Com envolvimento e responsabilidade, o outro ingrediente que não faltou foi a solidariedade. Durante cerca de três meses a campanha ganhou as ruas, com inúmeras iniciativas a fim de sensibilizar a comunidade. No mesmo ensejo, urnas para deposito das doações solidárias em prol da causa foram espalhadas por toda Fraiburgo, contando com a colaboração de diversas pessoas;
A campanha foi encerrada com a arrecadação de R$50.766,19, mobilizando um público aproximado de mil doadores. Para o presidente da Associação Fraiburguense de Saúde Coletiva, Jorge Pederiva, o momento foi de agradecimento “O Hospital passa por uma série de necessidades e aos poucos, com a colaboração e o empenho da comunidade, estamos conseguindo avanços consideráveis. Queremos agradecer a ACIAF e todas as entidades parceiras pela iniciativa e reforçar que a condução desses recursos será efetiva e transparente” afirmou.
O Hospital Fraiburgo
Criado em 10 de outubro de 1961, o Hospital Fraiburgo foi construído por meio do envolvimento familiar. A primeira decisão pela sua construção foi efetivada no dia 17 de maio de 1960, com a primeira assembleia comunitária, convocada por João Marques Vieira e que teve René Frey como presidente. Após construído, a comunidade permaneceu à frente do Hospital até junho de 1987, quando houve a transferência para as Irmãs da Congregação Santos Anjos, as quais o administraram até 31 de janeiro de 2013. Em Janeiro de 2014, através do envolvimento da sociedade e poder público o Hospital foi reaberto e passou a ser conduzido pela Associação Fraiburguense de Saúde Coletiva.