Hackathon Agro foi realizado no município de Videira.
Sucesso em mais um evento que estimula a inovação e o empreendedorismo. Neste final de semana, dias 30 de novembro e 1º de novembro, foi realizado, no IFC Videira, o Hackathon Agro, uma iniciativa da Prefeitura de Videira, por meio do Centro de Inovação Videira, e que contou com a parceira e apoio de diversas entidades e associados.
A Associação Empresarial de Fraiburgo (ACIAF), através do diretor Fábio Dutra, esteve participando, sendo um dos mentores do evento que contou com a participação de 39 pessoas, divididos em oito equipes que desenvolveram soluções inovadoras no Agronegócio, a partir de desafios reais do setor produtivo, com premiação em dinheiro para as três equipes com a melhor avaliação. Foram dois dias de intenso trabalho teórico e prático que culminou com a premiação dos três melhores projetos.
A ferramenta desenvolvida pela equipe vencedora consiste em um aplicativo como solução para a melhoria do controle do manejo de suínos. Composta por Alysson Eduardo Leão de Lima, Diogo Paese Brandt, Márcio Zonta, Rafael Porto e Rodrigo Gonzalez, a equipe levou o prêmio de R$ 800 e foi convidada para incubar gratuitamente no Centro de Inovação Videira, através do Programa Nascer.
Segundo Fábio, o apoio regional é essencial para o desenvolvimento desse ecossistema inovador “Não adianta cada município pensar no seu e não criarmos um elo que fortifique esse ecossistema inovador. A participação de Fraiburgo, assim como: Joaçaba, Luzerna, e outros municípios e entidades nesse evento, oferece subsídios para um crescimento sólido desse propósito” afirmou Fabio destacando os apoios cruciais de diversas entidades na realização do evento.
O prefeito, Dorival Carlos Borga, acompanhou o evento e salienta que através da inovação é possível obter grandes e importantes avanços, criando conexões com práticas do país e do mundo. O gestor do Centro de Inovação Videira, Leandro Hupalo, avalia como positiva a realização do evento, tanto pela participação quanto pelo empenho e pela qualidade dos projetos apresentados.