Associação se especializou na emissão desse importante documento
Os computadores e a Internet são amplamente utilizados para a troca de mensagens e documentos entre cidadãos, governo e empresas. No entanto, as transações eletrônicas necessitam de mecanismos de segurança capazes de garantir confidencialidade e integridade às informações eletrônicas. A certificação digital é a tecnologia que fornece estes mecanismos. Pensando em facilitar o acesso para os empresários de Fraiburgo e região, a Associação Empresarial de Fraiburgo (ACIAF) oferece essa ferramenta, com atendimentos diários, todas as manhãs.
O certificado é uma credencial que identifica uma entidade, um documento eletrônico seguro, que permite ao usuário se comunicar e efetuar transações na Internet de forma mais rápida, sigilosa e com validade jurídica. Diversos setores da economia já utilizam a certificação, que assegura a autenticidade dos emissores e destinatários dos documentos eletrônicos, garantindo sua privacidade e inviolabilidade.
Com a certificação de digital, os usuários terão por benefícios a economia de tempo e redução de custos, desburocratização de processos, autenticação na internet com segurança. Além de ser obrigatório a todas as empresas que precisam emitir a nota fiscal eletrônica, o certificado também é exigido a todas as que estão inscritas nos regimes tributários de lucro real ou lucro presumido. A lista de áreas de atuação que devem emitir nota fiscal eletrônica abrange indústria e atacado — comércio varejista está excluído.
O mercado de certificação digital está em amplo crescimento e este ano deve fechar com alta de 20% em relação ao ano anterior. É o que afirma a Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD). De acordo com a entidade, o crescimento se deve ao conhecimento gradativo dos benefícios, confiabilidade e economias de custo que a certificação proporciona. A ANCD ainda reforçou que embora existente há quase 20 anos, a certificação digital no Brasil é algo relativamente ainda muito novo, que requer ainda muito trabalho de conscientização e educação sobre sua importância. Por isso o crescimento se dá de forma expressiva ano a ano.
Na ACIAF, para dar agilidade ao atendimento, as certificações digitais são efetuadas com horário marcado. Basta agendar o horário pelo site da associação no: www.aciaf.com.br/site. No atendimento apresentar o comprovante de residência, contrato social da empresa e o documento de identidade ou carteira de habilitação. O prazo para entrega do certificado é de 72 horas após a validação presencial. O Certificado pode ser emitido com validade de um ou três anos. “Estamos todas as manhãs atendendo o empresário para esse serviço e orientamos a todos que necessitam para que se dirijam até a ACIAF. Teremos a maior satisfação em atendê-los” finaliza a responsável pelo serviço na ACIAF, Milena de Almeida.