Assessoria de Comunicação da ACIAF dá dicas práticas para empresários e empreendedores
O que fazer para gerar negócios? Como realizar vendas? Prestar serviço nessa circunstância? A pandemia do Coronavirus vem exigindo uma posição diferenciada de empresários e empregados para driblar a série de problemas ocasionados pelo vírus e as decisões de isolamento social impostas para o período. Mas é possível ver uma luz no fim do túnel? A assessora de comunicação da ACIAF, da Ogaz Comunicação, Josiane Zago, dá algumas dicas práticas para empresários de diferentes segmentos e portes.
“A palavra reinventar já está clichê e a demandas para se criar oportunidades já é uma das mais recomendadas em tudo que é material referente a economia frente ao Covid-19. No entanto, é nesses dois apontamentos que se baseiam as principais alternativas para superar essa fase difícil” apontou a profissional destacando que a base deste material será apontar o “como” fazer tudo isso dar certo.
Zero inadimplência
A primeira grande dica é otimizar esforços para combater a inadimplência, especialmente nesse primeiro mês. Estimular o pagamento por meio eletrônico é uma das opções. Essa dica é necessária para garantir os recebíveis e o fluxo de caixa nesse início de crise econômica. “A ACIAF inclusive vem disponibilizando uma campanha nesse sentido. O pagamento em dia estimula o comércio, fomenta a economia, garante empregos, enfim, traz benefícios a todos” destacou Josiane enaltecendo que nesse primeiro mês as demissões ainda não afetaram diretamente e portando enaltecer a prioridade do pagamento em dia é essencial.
Mundo real x Mundo virtual
Outra dica está no trabalho com plataformas online. Se a decisão política para o período é isolamento social e a recomendação é que se feche as portas dos empreendimentos no “mundo real”, no mundo virtual a situação é bem diferente, e nesse cenário que as empresas precisam se destacar. Agora, como fazer isso? Dicas pontuais podem ajudar, e o melhor, não precisa ser nenhum gênio dos sistemas para avançar significativamente.
Plataformas gratuitas como instagram, facebook e whatsapp já deveriam ser amplamente utilizadas pela sua empresa, se ainda não utiliza, o momento é de ingressar. Sites, aplicativos, blogs, enfim, esteja no canal onde seu cliente está. Uma dica pontual é: atenção, não adianta atirar para todos os lados, segmente seu público alvo e avance onde ele estiver. Não sabe trabalhar com essas ferramentas? Será que não há possibilidade de procurar talentos dentro da sua equipe. Ouvir as sugestões deles?
Envolva sua equipe
Essa questão de equipe é outra dica importante: estimule o envolvimento deles nessa situação, afinal, ela está diretamente envolvida e poderá ser efetivamente afetada, então, que tal colocar metas, solicitar a participação. O exemplo claro: tenho uma loja de roupas com três funcionários. Durante esses últimos 15 dias as portas ficaram fechadas, mas será que o trabalho remoto dessa equipe não poderia ser as vendas online, nos seus perfis, através dos contatos do whatsapp desse funcionário.
Uma questão que muitos devem estar pensando: mas o meu cliente está com a cabeça só no Coronavirus, as notícias são só essas, a preocupação dele é da situação dele perante esse cenário gerado pelo Covid 19. Pois é, então que tal ser uma alternativa para ele. “Seja otimista nas suas comunicações. Daqui a pouco a roda da economia começa a girar novamente, isso é fato, enquanto não voltar ou melhorar o ritmo, que tal estimular o consumo, afinal comprar é bom, não concorda?”.
Como está seu banco de dados?
Outra dica muito importante é utilizar o seu banco de dados, isso mesmo, aquelas informações que provavelmente você já tem dentro da sua empresa: cadastro de clientes de crediário, talvez aquela promoção que você desenvolveu há algum tempo com: Preencha o cupom e concorra a prêmios; Que tal rever esses contatos, resgatar, se relacionar com eles?
Uma dica de marketing que você já deve ter ouvido é: relacione-se com o seu cliente, ofereça soluções, esteja perto. Isso é essencial, em especial, depois que a roda da economia voltar a girar novamente, mas nesse período fazer isso atrelada a ações efetivas de venda de produtos e contratação de serviços é uma ótima solução.
Sugestões para diferentes nichos de mercado
Vamos agora há algumas dicas por segmentos, com alternativas que podem ser colocas em prática e te ajudar nesse momento.
Tenho uma agência de turismo, com vários veículos para transporte de turistas e não tenho como realizar esse trabalho. O que devo fazer?
Josiane : Você pode promover vendas futuras, estimulando o pagamento antecipado e/ou parcelado a partir da venda com atrativos a mais, exemplo: você viaja para Gramado e Canela e ganha um café colonial no Gramberry. Lembre-se ainda que você pode fazer parcerias para amenizar o investimento desses “benefícios” gerados.
Ou ainda, de imediato, o que poderia ser feito é verificar a necessidade desse transporte no município e região. Com a interrupção do transporte coletivo, as empresas precisam efetuar fretamento, com exigências no quesito de segurança sanitária, como rodar com 50% da capacidade do veículo. Você está esperando a empresa que necessita desse fretamento entrar em contato? Que tal ser proativo? Pegar a lista de empresas de médio e grande porte e você se colocar a disposição. É uma boa alternativa, não é! Para o transporte coletivo, impedido de efetuar suas linhas tradicionais, o fretamento também é uma ótima solução.
Agora, e o setor hoteleiro?
Josiane : O turismo também é um dos grandes afetados nesse período. Impedidos de receber novos hóspedes, a venda de imediato é suspensa e a entrada de recursos reduzida drasticamente. Como sugestão é reagendar ao invés de cancelar os hóspedes que haviam reserva. Efetuar vendas antecipadas, na mesma proposta da agência de turismo. Uma dica de ouro é fortalecer a parceria municipal. São muitas oportunidades que podem ser agrupadas e serem ofertadas como “benefício”.
De imediato, programar uma agenda futura, para daqui três meses pelo menos. Que tal ouvir a equipe e construir de forma coletiva um calendário de novas atrações? Utilizar o banco de dados nesse momento é essencial. Que tal resgatar turistas que já se hospedaram? Oferecer voucher para eles? Ligar, mandar mensagem, pessoalizar esse atendimento também é uma dica muito boa.
E o meu salão de beleza?
O que é essencial? Precisa ser revisto isso, não acham? Fazer a unha, cortar o cabelo, limpeza de pele tinham que ter entrado como serviço essencial, concorda? Pois é, mas a situação não foi essa. Acredito que de imediato, os atendimentos individuais, preconizando todos os cuidados de saúde e segurança devem ser mantidos, mas se você tem receio, a alternativa é estipular agenda futura, para voltar com toda a força, vender pacotes antecipados com valores atrativos. Programar campanhas talvez seja uma das boas alternativas nesse momento de isolamento social. Pense e ouça a sua equipe também para construir de forma coletiva as opções para essa fase. Uma atitude pode ser estimular a venda dos itens que sempre trabalha: aquele shampoo, leaven, enfim. Converse com seu fornecedor e tenha vantagens com essa prática. E lembre-se: sempre, SEMPRE, comunique de forma positiva e estimule o consumo.
Eu trabalho com vendas de móveis e eletrodomésticos?
Talvez seja um dos segmentos mais tranquilos nessa etapa, afinal, com todo mundo em casa, é fácil surtir aquelas necessidades “pra ontem!”, exemplo, aquele sofá que precisa ser mais confortável, mais bonito. Com você sentado nele toda hora, essa necessidade salta aos olhos, é fato. O que precisa é o cliente saber que você tem esse sofá e que ele pode ser dele. Facilidades de pagamento: pague somente daqui 90 dias, e RELACIONAMENTO. Aqui, aquela dica de colocar os vendedores para usarem suas bases de contatos, usar a rede interna é uma ótima alternativa. Sabe o que é bem legal também: tour virtual na loja. Fácil de fazer não acha? Seu celular e uma conta gratuita no instagram e estará lá para centenas de futuros clientes.
Não vendo produtos, sou prestador de serviço. O que fazer?
Se o atendimento é urgência você deve fazer, exemplo: encanadores, eletricistas, borracheiros. O que precisa é que o cliente saiba que você está disponível. Fortalecer a sua divulgação é interessante: utilize ferramentas gratuitas e alternativas que o mercado mesmo disponibiliza. A ACIAF está lançando um aplicativo gratuito para associados, para fornecer os contatos das empresas e ampliar a comunicação das mesmas. Se você é advogado, pintor, contador: atendimentos individualizados, trabalhos a distância, enfim, alternativas que você pode criar analisando o seu mercado.
Minha loja vende utilidades por 10 reais e preciso de quantidade para fazer girar o meu negócio. Ou ainda, vendo bijuterias e cosméticos, não é rentável oferecer entrega grátis. E agora?
Intensifique sua venda online. Apresente produtos que você sabe que tem valor para o cliente. Você sabe o que é mais procurado na sua loja? Que tal oferecer combos? Que tal criar o “Retire fácil”. Uma porta somente para entregas no seu estabelecimento. Que bom motivo você daria para quem retirar suas compras na loja? Um desconto para a próxima compra, que tal?
Setores que não pararam também estão tendo dificuldades. Meu posto de combustível vendeu bem abaixo que o normal, devido a redução do fluxo de pessoas. Há alguma alternativa?
Parcerias pode ser a palavra da vez. Exemplo: complete o tanque e ganhe uma ducha grátis em uma empresa parceira ou no reverso: que negócio pode atrair cliente para o seu estabelecimento? Que tal a conveniência contar com um food truck diferenciado. A pessoa retira, já que não pode consumir e deve-se evitar aglomerações; mas o cliente foi até ali. Não é uma boa hora para abastecer, trocar o óleo, o limpador de parabrisa, enfim. Nessa véspera de páscoa, ações individualizadas para esse público também são alternativas.
Pessoal não vai querer reformar a casa em um momento de travamento da economia. Como fica minha loja de materiais de construção e acabamento?
Primeiro: Comunicação positiva, estímulo ao consumo! Segundo: será que não é a hora de estimular a venda de produtos funcionais complementares, por exemplo: “veda porta”, já ouviu falar desse produto? É sensacional, aposto que há muita gente que compraria um produto como esse. Há, mas a minha rentabilidade é baixa nesse produto? Se você vender um, pode ser que sim, mas se você vender 100? Esse é o momento de rever o seu estoque, avaliar a precificação, potencializar a comunicação em alternativas para o seu negócio. E envolva sua equipe, ela também é parte interessada.