O Núcleo de Fruticultura da Associação Empresarial de Fraiburgo (ACIAF), encaminhou ofício para o Governo do Estado solicitando informações, bem como, uma atenção especial, ao repasse de recursos para o programa Antigranizo. A preocupação dos produtores integrantes do Núcleo, é que com a falta de cobertura do sistema, o setor fique prejudicado.
No ofício endereçado ao Governo do Estado e a Secretária da Agricultura é apresentado os principais indicadores do setor agrícola do município, em especial, da área da fruticultura, entre os dados está a da produção de maçã, contando com mais de 1500 hectares e uma produtividade superior a cem mil toneladas, assim como, os fatos de: Fraiburgo tem o posto de maior produtor de pêssego do Estado, maior produtor de kiwi do Brasil e ainda é destaque na produção de diversas outras fruteiras, como ameixa, nectarina, caqui e uva. O documento ainda enaltece que o agronegócio é o responsável por 30% de toda a arrecadação municipal, sendo que uma boa parte desse percentual é oriundo da fruticultura.
Resgatando prejuízos passados, decorrentes de fortes granizos que atingiram a área rural e urbana do município, o ofício tem como objetivo sensibilizar os órgãos estaduais, com referência ao repasse de recursos para o sistema antigranizo, que por hora, vem se mostrando um método bastante eficiente para prevenção.
Segundo a consultora de núcleos, Elaís Ferreira, a demanda é uma preocupação dos nucleados “O ofício surgiu como uma forma de atender aos pedidos dos produtores e concomitante a proteção da região” finalizou.