Projeto inscrito pelo pré-incubado, Guilherme Piassa Ferreira, foi selecionado
Automatizar e aumentar as visitações aos pomares de frutas. Esse é o objetivo do projeto SeasonTree, inscrito pelo pré-incubado, Guilherme Piassa Ferreira. Ele que foi selecionado no edital Inovatur II, desenvolvido em parceria entre a Fapesc e Santur, visa destinar recursos para projetos inovadores que fomentem o turismo.
O SeasonTree é um sistema que será desenvolvido ao longo do ano de 2022, que objetiva construir um ecossistema de visitação de pomares frutíferos viável, onde as atividades relacionadas à visitação são atreladas aos estágios de desenvolvimento dos pomares, bem como a situação de manejo atual. O intuito da construção deste ecossistema é a ampliação da movimentação do turismo rural dentro do estado de Santa Catarina, bem como o aprimoramento das técnicas de manejo adotadas pelo fruticultor regional.
Por meio de sensores avançados, capazes de identificar de maneira autônoma os estágios de desenvolvimento dos pomares através de uma rede neural convolucional, bem como outros sensores capazes de medir parâmetros físicos dos pomares. O uso da tecnologia da informação, tal como o emprego de sensores, implica no desenvolvimento de sistemas de manejo mais eficientes, pautados em dados, capazes de reduzir consideravelmente os desperdícios e impactos ambientais, bem como aumentar a produtividade do fruticultor regional.
Segundo Guilherme, o turismo se encaixa perfeitamente no papel de promotor da tecnologia, sendo um grande agente capaz de quebrar a barreira da cultura empírica do produtor regional por meio de incentivos econômicos que justifiquem a adoção de novas tecnologias. “Esperamos construir uma cadeia sinérgica, sendo capaz de conservar os costumes regionais, promover a conscientização ambiental e o desenvolvimento econômico regional através da agricultura familiar” apontou.
O projeto foi selecionado pelo edital e será contemplado com recursos aproximados de R$ 60 mil reais para a execução. Guilherme integra a Incubadora Fraiburgo Terra da Maçã, e destacou o papel da Incubadora no processo de inscrição do projeto. Ele que participou de uma capacitação sobre o edital, no dia 12 de setembro, promovido pela unidade, afirmou que a inscrição do projeto foi condicionada a iniciativa da mesma.