A Facisc realizou nesta sexta-feira, 5/11, a Reunião Plenária da Regional Meio Oeste na cidade de Fraiburgo. O evento reuniu presencialmente os presidentes das associações empresariais da região e integrou a programação da ExpoAciaf, que teve a abertura ontem e vai até o próximo domingo, 7.
O vice-presidente Regional, Henrique, falou que as associações empresariais da região estão motivados e animados com a movimentação que a Facisc vem fazendo. “Sentimos no ânimo de cada presidente da região”.
O presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, fez um balanço deste primeiro ano de gestão e entregou o relógio em comemoração aos 50 anos da Facisc. “Temos vários desafios tanto para este ano ainda e para 2022. Este foi o ano do nosso cinquentenário. Estamos lançando ainda este mês a FaciscCred, que dá a possibilidade para as associações oferecerem recursos financeiros aos seus associados”. Ele destacou a nova estruturação do Empreender, o Programa DEL e as plataformas de integração da Federação.
O presidente da Aciaf, Jeferson Argenton, detalhou como foi a concepção e organização da ExpoAciaf. O evento nasceu em 2015 como inciativa do Núcleo de Lojas de Materiais de Construção do Programa Empreender e está na quinta edição. A ideia é exposição de negócios e capacitação. “Todos os cursos são realizados de forma gratuita”. A última edição contabilizou mais de 5 milhões de reais em negócios, cerca de 20 mil pessoas visitaram o evento em uma cidade de 36 mil habitantes e mais de 2 mil pessoas capacitadas gratuitamente.
Este ano, além das programações que já acontecem com a programação, esta edição contemplou um Festival Gastronômico, o Sabores do Frai, incentiva que restaurantes locais criem pratos que tenham maça como um dos ingredientes e um valor único. O festival irá acontecer até o dia 20 de novembro e vai premiar os pratos que mais se destacarem.
O prefeito municipal, Wilson Ribeiro, participou do evento e destacou a importância do associativismo para o desenvolvimento dos municípios. O atual prefeito já foi presidente da Aciaf. “Hoje Fraiburgo colhe os frutos desta parceria, deste trabalho voluntário e dedicado de cada empresário que atua no associativismo”.
A diretora de Integração da Facisc, Janelise Royer dos Santos, também participou do evento e descreveu aos presidentes como a plataforma de integração e diálogo trabalha na Federação. “Trabalhamos muito para desenvolver nossos municípios e nossas associações, e vemos quantas oportunidades ainda temos para contribuir para esse desenvolvimento sustentável”.
Programa Gente Catarina
O evento contou com a participação do Catarina assessor especial do gabinete da chefia do Executivo e coordenador do programa Gente Catarina, Frederick Rambusch. O Programa Gente consiste na atuação integrada de diversos órgãos estaduais para elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nos 61 municípios, que representam 1/3 das cidades de SC, e que apresentam os menores indicadores. As ações serão focadas nas áreas que mais impactam na qualidade de vida dos moradores, como geração de renda, evasão escolar, mortalidade infantil e morte precoce.
Construir soluções com ações integradas é o foco principal do Gente Catarina. Para isso, programas previamente existentes, abrangendo as áreas da Educação, Saúde, Segurança, Desenvolvimento Social e Econômico, serão fomentados por meio de aportes financeiros, promovendo melhores resultados no enfrentamento das causas que impactam no baixo IDH nos municípios-alvo.
Os planos de ação estão divididos em cinco áreas, conforme seus objetivos: Fortalecimento da Atenção Primária da Saúde – APS; Empoderamento da Comunidade Escolar; Monitoramento da Violação de Direitos; Mapeamento de Vocações; Agenda de Desenvolvimento Regional.
Programa Empreender
A consultora do Programa Empreender, Eliane Lopes, explicou a infraestrutura do Programa na região. Gestão de dados, metodologia, o programa de Aceleração de Núcleos Empresariais (PAN), Programa Brasil Mais, Semana dos Núcleos que deram suporte aos nucleados e visibilidade para o trabalho realizado na região. “São 62 núcleos na região, 713 empresários nucleados em 11 associações empresariais”, detalhou Eliane. Ela também explicou que através do PAN foram investidos mais de R$ 480 mil diretamente nas empresas que fazem parte dos núcleos.
Soluções Empresariais
Léo C Wordell apresentou o crescimento das soluções empresariais no Sistema Facisc. A Regional Meio Oeste vem se destacando pelo crescimento mensal da arrecadação das soluções. Em relação ao ano de pandemia, a regional cresceu cerca de 10%. Este ano foi criado o Grupo de Trabalho das Soluções. “Foi realizado um trabalho de imersão junto às ACIs para levar informações e nortear as ações junto às equipes das associações”, explicou. Ele também apresentou as novidades em relação às Soluções, como a criação do Cartão Digital, pagamento via QR Code, novo app, plataforma de negócios. Uma das missões da gestão do presidente Sérgio é criar novas soluções para as associações atender seus associados e por isso a equipe está dedicada a este desafio. Uma das últimas soluções criadas foi a Consulta Veicular.