O Encontro Regional de Jovens Empreendedores (ERJE) foi um verdadeiro sucesso. Essa foi a concepção da organização e participantes. Com o friozinho típico do inverno fraiburguense, as belezas naturais e a possibilidade de integração gerada pela participação expressiva, o encontro se consolidou, formatando-se com um evento tradicional dos núcleos da região meio oeste. Segundo o coordenador dessa iniciativa, Marcos V. Almeida Bellincanta, a ideia é realizar esse encontro anual “Os Encontros Regionais dos Núcleos de Jovens Empreendedores já acontecem em outras regionais, no entanto, o nosso grupo deu um formato diferente, o que resultou em uma aprovação total. Pretendemos realizar o ERJE anualmente e beneficiando outros municípios que integram o nosso grupo” afirmou.
A iniciativa de realizar o ERJE surgiu das Assembleias Gerais Ordinárias realizadas pelos grupos de forma regional. O objetivo era formatar uma programação que contemplasse palestras, interação e entretenimento, fatos que se consolidaram durante o sábado, dia 20 e no domingo, dia 21.
A programação teve início às 9h30, do sábado (20), com a palestra com o engenheiro agrônomo Alberto Stringhini, vice-presidente da Federação das Associações Empresariais de SC (FACISC), e que por muitos anos também exerceu a função de diretor da Empresa Sadia. Durante a tarde, o momento foi de geração de negócios, com a realização de uma sessão, que contou com a participação de mais de 70 empresas.
Um dos núcleos participantes, de Campos Novos, aprovou a iniciativa “O Encontro está muito bem organizado e a sessão se formatou como uma grande possibilidade de geração de negócios, tendo em vista, que empresários no âmbito regional, têm maior possibilidade de negociarem entre si, do que no âmbito do estado. Foi muito interessante a participação de todos” afirmou Lucas Cesa, coordenador do Núcleo de Campos Novos.
Durante a noite do sábado (20) ainda foram realizadas palestras com Alexandre Ruscheinski, representante da Associação Comercial de Iporã do Oeste; Jovelci Gomes, representante do Grupo Sul Brasil; e Nereu Borga da Selaria Borga. O domingo, dia 21, foi destinado para a interação e o turismo, com uma programação aberta aos participantes. Aproximadamente 150 pessoas integraram o ERJE que reuniu oito núcleos, com sedes nos municípios de Campos Novos, Capinzal, Caçador, Fraiburgo, Joaçaba, Salto Veloso, Videira e o recém criado Núcleo de Treze Tílias.
Para o coordenador do Núcleo de Fraiburgo, cidade anfitriã do evento, Rodrigo dos Santos, a oportunidade foi de geração de negócios e interação, mas principalmente, desse público conhecer um pouco de Fraiburgo “Uma grande oportunidade de divulgar o nosso município e as nossas potencialidades, no turismo, pela receptividade e também na economia, apresentando os nossos produtos e serviços. Esperamos que todos tenham sido bem recebidos e que retornem mais vezes a Fraiburgo” finalizou.