ACIAF prestigia cerimônia de abertura da colheita da maçã
A Aciaf, através de seus diretores, esteve participando nesta segunda-feira, 5, da abertura oficial da Colheita da Maçã. O evento contou com a presença também do secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto. Representante de toda categoria, a Aciaf evidenciou a importância da Maçã na atividade econômica local e a produtividade da mesma.
Na safra 2023/2024, devem ser colhidas cerca de 496 mil toneladas de maçã, segundo estimativa da Epagri/Cepa, disponível no site do Observatório Agro Catarinense. Santa Catarina cultiva cerca de 15,3 mil hectares de maçã. Na safra 2022/23 a colheita foi de 557 mil toneladas. Em 2022, o Valor da Produção Agropecuária (VPA) da maçã foi de R$ 840 milhões (Epagri/Cepa/Observatório do Agro Catarinense). A variedade Fuji ocupa a maior área colhida, seguida pela Gala e variedades precoces.
Fraiburgo e a região meio-oeste são responsáveis por cerca de 15% dessa produção. Além do agro , a Maçã também impulsiona o turismo, fazendo com que anualmente mais de 20 mil turistas visitem a Terra da Maçã, título que Fraiburgo possui.