No chocolate, nas compras do mês, do combustível ao sal da cozinha. Todos os itens que são consumidos tem sobre eles embutidos impostos, que segundo constituição, devem ser revendidos em saúde, educação e qualidade de vida. O Brasil é um dos países com a maior carga de impostos do mundo e para sensibilizar a comunidade a fim de que haja uma boa aplicação desses recursos, o Núcleo de Jovens Empreendedores conjuntamente com o CEJESC, promovem em maio o Feirão do Imposto.
Em Fraiburgo o Feirão acontecerá com ações pontuais. O coordenador do núcleo, Eduardo Schade, explicou que a ação quer ir além de mostrar os impostos, mas pedir uma distribuição mais justa do que é arrecadado pelos governos estaduais e federais. “Hoje nós pagamos muitos impostos e recebemos em troca menos da metade. É uma forma de conscientizar e mostrar que a população está atenta com o que é pago e quer uma melhor destinação desses recursos”.
A programação teve início na segunda-feira (13/5) com uma conversa com os vereadores e prosseguiu nesta quinta-feira , 16/05, com uma fala dirigida aos estudantes do Colegio Drummond, por meio de uma parceria com a Ducont Contadores Associados. A ação ainda terá campanha publicitária nas redes sociais e uma grande ação de conscientização no Posto Tio Rui, no dia 25 de maio.
Para acompanhar o quanto de impostos são pagos, há um site denominado Impostômetro que funciona como um medidor estatístico para medir os impostos que um país paga em qualquer instante de tempo. Como alguns impostos são contabilizados uma vez por mês, o impostômetro normalmente se utiliza de uma regressão estatística para deduzir a arrecadação tributária
Acesse o site: https://impostometro.com.br e saiba mais.