Conhecer a história e os caminhos que a economia de Fraiburgo vem seguindo. Essa é a proposta da Associação Empresarial de Fraiburgo, por meio do Núcleo de Agronegócio, que juntamente com o Colégio Cefrai, criou um projeto de resgate histórico, cultural e econômico do município. A ação teve início neste ano e concentra-se na visita, de alunos do segundo ano do Ensino Médio à propriedades rurais a fim de conhecer a realidade econômica. Os ciclos da madeira, da maçã e agora com os grãos estão sendo levantados pelos alunos. Para o coordenador do Núcleo de Agronegócio, Celso Vanz, o objetivo é aproximar a juventude das raízes econômicas de Fraiburgo “A partir do momento que eles conhecem a nossa economia eles passam a considerar mais e valorizar. Talvez até novos empresários do campo sejam formados por meio desse projeto” afirma.A partir da proposta apresentada pelo Núcleo, o colégio formatou um projeto que consiste na integração de todas as disciplinas, reforçando os aspectos históricos, geográficos e econômicos. Com a ideia formatada, o grupo realizou a primeira visita técnica, conhecendo, na propriedade dos Irmãos Cominetti, todo o procedimento de colheita e armazenagem de milho.Na visita os alunos observaram e interagiram com a colheita do milho, classificação, características, secagem e armazenamento. Por meio de interrogações conheceram a fundo os procedimentos e registraram em vídeo todo o processo. Ao final do trabalho, um grande audiovisual será formatado para apresentar o pesquisado e vivenciado pelos alunos para toda comunidade local e regional. Para o professor Ivory Krevtzer a programação contou com o envolvimento dos alunos “Eles ficaram muito motivados e empolgados com o desafio. Acreditamos que além de conhecimento, eles passarão a respeitar muito mais a atividade no agronegócio, por conhecer toda a complexibilidade que o segmento envolve. Ficamos felizes pelo convite do Núcleo e mais felizes ainda pelos benefícios que já estamos colhendo” afirma.Durante o ano, os alunos também conhecerão os plantios e colheitas de feijão, soja, cebola, alho, além da criação de gado e suíno. A conhecida monocultura da maçã, fortemente divulgada em Fraiburgo, será desmistificada, com a apresentação de outras bases econômicas. A professora de biologia, Helenice Ribeiro, destacou que os alunos conheceram os ciclos de madeira, da maçã e agora a diversidade que se encontra “Nós mesmos, professores, não conhecíamos tanto as atividades, esse processo será esclarecedor” finaliza.OPINIÃO DE QUEM PARTICIPA“É um projeto que ultrapassa a esfera da escola, servindo como base de conhecimento para toda a comunidade. Da monocultura para a diversidade econômica de hoje e o equilíbrio que isso proporcionou. É muito bom fazer parte dessa proposta”Tainan C. Garcia – estudante“Conhecer o esforço dos produtores e poder compreender toda a essência da produção é fantástico. O projeto é complexo e muito interessante. Sempre bom conhecer efetivamente como nossa economia funciona”Jady Pires – estudante“Nós imaginávamos outra realidade para a economia do município, seja do milho ou outra cultura. Quando compramos no mercado os produtos não fazíamos a ideia do processo, e muitas vezes nem valorizávamos. Hoje a situação é bem diferente”Gabriela Lopes – estudante“Queremos agradecer o Núcleo e especialmente o professor Ivory e os demais envolvidos, por poderem nos propiciar esse tipo de conhecimento, que alia praticidade, a pesquisa e integração de disciplinas. O projeto é esclarecedor”Akira Yamaguchi – estudante“Os produtos que consumimos passam por diversas etapas até chegar a nossa mesa. Estamos conhecendo mais sobre essas etapas e iremos apresentar a comunidade, ao final da pesquisa, esses resultados.”Guilherme Elias Baggio – estudante.