Cancelamento se deu em virtude de falta de quórum necessário para tal iniciativa.
A Associação Empresarial de Fraiburgo (ACIAF) vem a público informar o cancelamento do Debate com os Candidatos a Prefeito de Fraiburgo. A entidade que estava há 14 dias trabalhando nas organizações do Debate, que aconteceria nesta quinta-feira, dia 5, teve que cancelar tal iniciativa devido a desistência de alguns candidatos ao posto.
No vídeo de divulgação do cancelamento, realizado pelo presidente da casa, Jeferson Argenton, o mesmo explicou que o debate seguia a metodologia do Voz Única, uma ferramenta da Federação das Associações Empresarial de Santa Catarina, a qual a ACIAF faz parte, e estava de acordo com todas as normas impostas pelo Tribunal Superior Eleitoral na resolução 23610/2019. Ainda foi explicando sobre a reunião com os assessores e candidatos, realizados nesta terça-feira, dia 3, no intuito de alinhar todas as regras para tal evento.
“Além de dar transparência ao processo, garantindo a lisura e a integridade da iniciativa, a reunião serviu para alinhar todos os apontamentos dos candidatos e assessores participantes. Na oportunidade, fomos questionados sobre o motivo do evento não ser aberto a toda comunidade e restringido exclusivamente aos associados. Esclarecemos que o evento havia restrição de público pessoal, devido as resoluções interpostas pelo Covid 19, e que, de forma geral, o evento atenderia a comunidade como um todo, uma vez que seria transmitida pelas redes sociais e canal do youtube da ACIAF, ampliando consideravelmente a abrangência de tal iniciativa” apontou Jeferson esclarecendo ainda que a Aciaf consiste em uma entidade de classe, que tem dentre seus principais objetivos representar o anseio da classe a qual está representada.
Durante a reunião dessa terça-feira, e nas comunicações feitas nas redes sociais alguns candidatos ainda fizeram questão de duvidar da integridade da ACIAF, que tem 25 anos de história, e independente das circunstâncias, sempre foi e será apartidária. A justificativa apontada pelos candidatos e assessores, colocaram em cheque a integridade de profissionais e empresários de conduta ilibada, que de forma voluntária levam a bandeira do associativismo. A medida que causa repulsa da entidade, foi superada com uma série de medidas a fim de esclarecer e dar ainda mais transparência.
Perguntas reveladas, comissão organizadora informada, alteração de tempo de resposta, conforme pedido dos próprios candidatos, tudo para que não houvesse nenhuma brecha para opiniões referente a uma conduta da ACIAF tendenciosa ou parcial, fazendo com que a história e todo o trabalho da ACIAF fosse devidamente respeitada, porém nenhum esforço foi suficiente, e o posicionamento de alguns candidatos inviabilizaram a realização do debate.
Candidatos apresentam justificativa
Antes mesmo da reunião iniciar, nesta terça-feira, 3, com os alinhamentos para o debate, o candidato Edi Luiz de Lemos, justificou sua ausência, informando que por questões médicas, não seria possível comparecer ao debate.
Confira o ofício do candidato Edi Luiz de Lemos
Na terça-feira, os demais candidatos confirmaram presença assinando o protocolo que estariam de acordo com as regras propostas. Nesta quarta-feira, no entanto, a ACIAF recebeu o comunicado do candidato Sighard Egon Seidel, informando que havia choque de horário com outra agenda já definida, e que descordava da restrição de participação presencial somente aos associados da ACIAF.
Confira o ofício recebido pelo candidato Sighard Egon Seidel
A candidata Claudete Gheller Matias também emitiu oficio a entidade nesta quarta-feira. Na justificativa ela informou que não poderia se fazer presente em virtude de agendas de campanhas preestabelecida, se referindo a caminhadas, encontros e reuniões junto a bairros da cidade. Alegando ainda que caso não cumprisse com essa agenda estaria desprestigiando parte da população fraiburguense.Confira o ofício recebido da candidata Claudete Gheller Mathias
O candidato Wilson Ribeiro Cardoso Junior, assim como Tatiane Bartolomeu, foram informados que o debate foi cancelado, devido a falta do quórum necessário para tal iniciativa.
Objetivos do debate
A entidade, que foi apontada por alguns candidatos como parcial e tendenciosa, e a Aciaf alertou que a iniciativa do debate surgiu efetivamente para contrapor esse apontamento, e como uma ferramenta para oportunizar todos os candidatos a exporem seus planos e serem conhecidos pela classe representada pela ACIAF.
“A justificativa dos candidatos, bem como os posicionamentos na reunião revelaram seus interesses e infelizmente entristecem a entidade e todos os seus associados” afirmou a ACIAF alegando que quem sai perdendo são os eleitores, que não tem a oportunidade de comparar suas opções de em quem votar e ganha a entidade marcando mais uma vez que está sempre em busca de soluções.
Por fim, a ACIAF destacou que continua no trabalho para que as eleições 2020 aconteçam de forma transparente, responsável, incentivando cada um dos seus associados e a comunidade a desenvolver uma avaliação crítica a cada um dos candidatos, a fim de definir o melhor para Fraiburgo.
PRESIDENTE DA ACIAF, JEFERSON ARGENTON, FALA SOBRE O CANCELAMENTO