A Associação Empresarial de Fraiburgo (ACIAF), por meio do presidente, Wilson Ribeiro Cardoso Junior, do vice-presidente, Jeferson Argenton, do diretor de administração e finanças, Rafael Benincá, do diretor de agronegócio, Marcos Westphal Gonçalves e da diretora executiva, Fernanda Rosar, estiveram participando, na manhã desta segunda-feira, dia 29, da abertura oficial da colheita da maçã em Fraiburgo. A promoção foi da Administração Municipal, conjuntamente com o apoio de diversas empresas e entidades.
O evento teve início às 9h30 com a colheita simbólica de maçãs, no pomar da empresa Pomagri e seguiu às 10h30 com cerimônia festiva no Restaurante Fraiburguense. Na oportunidade foram apresentados os dados da economia que são movimentados pelo setor de macieira.
Para o presidente Wilson Ribeiro Cardoso Junior, o evento é revestido de muita importância “Não é só um ato simbólico é a mobilização de toda uma classe em prol dessa importante atividade econômica. A Administração Municipal está de parabéns pela iniciativa” afirmou Wilson destacando que a maçã mobiliza muito mais que só a atividade agrícola, vários setores paralelos são beneficiados, um exemplo claro é o turismo.
Para a safra 2018 a expectativa é que fique dentro da média dos últimos anos. Em 2017, o Brasil movimentou somente nessa atividade mais de 6 bilhões e gerou mais de 150 empregos diretos e indiretos. Santa Catarina é o maior produtor nacional de maçã, com 60% de tudo que é produzido e Fraiburgo é responsável por mais de 20% desse montante.