Na pauta esteve a avaliação do primeiro turno das eleições
A Associação Empresarial de Fraiburgo (ACIAF) esteve participando, nesta quinta-feira, dia 06, da reunião da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – Facisc. O evento, realizado de modo hibrido, contou com um das pautas a avaliação do primeiro turno das eleições no Brasil.
A entidade esteve representada pelo presidente Jeferson Argenton. Na oportunidade, os jornalistas Dagmara Spautz e Upiara Boschi, também participaram e fizeram suas avaliações do pleito, assim como, um panorama geral do programa Voz Ùnica e os Road Show realizados em todo o Estado.
Em sua fala Upiara ressaltou alguns números que surpreenderam no pleito, como por exemplo, as abstenções e a queda no número de brancos e nulos. “É importante que as entidades se mobilizem para levar os eleitores às urnas para que as abstenções diminuam ainda mais. Pois não vale a pena ter uma lei que obrigue a votar se na prática ela não vale”, destacou Boschi.
Outro ponto levantado pelo jornalista foi o voto distrital como forma de garantia de representação. “As entidades devem se unir para buscar consenso sobre o voto distrital. Desta forma é possível que seja considerado para o futuro”, ressaltou.
Dagmara Spautz ressaltou que independente de quem seja eleito, o grande vencedor desta eleição foi o bolsonarismo que alcançou uma representatividade surpreendente na câmara e nos estados. “O voto casado dos demais candidatos com os candidatos a presidente se refletiu nas urnas e isso explica muitos dos eleitos”, explicou.
Para o presidente Sérgio Rodrigues Alves, independente de quem vença, o pedido aos eleitos deve ser que haja compromisso com a classe produtiva para que os empresários sejam ouvidos. ”Nosso grande desafio será manter a interlocução entre as empresas e os gestores públicos, levando as demandas apontadas no Voz Única e outras de interesse do Estado, para que sejam concretizadas”, afirmou o presidente.