Na tarde dessa quinta-feira, dia 24, na Sala de Reuniões da Associação Empresarial de Fraiburgo (ACIAF), foi realizado um bate papo sobre o “e-Social”. A pauta foi apresentada pelo proprietário da Climaseg, Amilton Pereira de Matos, e contou com a presença dos membros do Núcleo de Gestão de Pessoas da ACIAF.O encontro, que durou aproximadamente uma hora, apresentou as novas exigências que essa tecnologia, que entrará em vigor em 2015, exige. Como empresa que presta atividade de medicina do trabalho, a Climaseg participou do encontro para poder alinhar a forma de comunicação e trabalho neste modelo unificado de dados.O “e Social” é um projeto cujo objetivo é unificar, integrar e padronizar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. Todas as obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais sobre qualquer forma de trabalho contratada no Brasil farão parte do “e Social”, que eliminará uma série de informativos enviados atualmente pelas empresas a vários entes do governo, como a GFIP (Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social), o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), a RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), a GPS (Guia da Previdência Social) e a DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte).O projeto abrangerá, além da escrituração da folha de pagamento, eventos como a contratação de funcionários, alterações posteriores de cargos, horários, rescisões de contrato, ações trabalhistas e dissídios, entre outros, que serão enviados ao governo para um único repositório digital.Para o Núcleo de Gestão de Pessoas, o assunto tratado no encontro foi muito proveitoso. Fabiano M. da Silva, da empresa Renar, destacou que o assunto já vem sendo amplamente discutido “Será uma grande mudança e estamos aos poucos tentando nos adaptar, para quando surgir a obrigatoriedade, possamos estar mais aptos para realizar essa atividade junto as empresas onde trabalhamos. Essa reunião, aqui na ACIAF, trabalha nessa essência que é capacitar para melhor atender” destaca Fabiano.Após a conversa o núcleo discutiu a possibilidade de realizar cursos e capacitações sobre essa nova ferramenta. Discussões em conjunto serão realizadas para traçar os novos passos na atividade do “e Social”