Na segunda live promovida pelo Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIAF, os convidados foram: Jeferson Argenton, presidente da ACIAF, Guilherme Techio, presidente do CDL e os irmãos Rafael e João Kirchhoff, da Cervejaria Holzbier. No bate-papo sobre as soluções nesse período de pandemia, o consenso foi de que o “Amor” por Fraiburgo será o ingrediente decisivo para o desenvolvimento econômico e social e a superação desse momento de crise.
A transmissão ao vivo pelo facebook da ACIAF contou com a mediação da nucleada e diretora de Eventos da ACIAF, Fernanda Rosar, da Inself Ted. Durante cerca de uma hora, foram abordados as táticas desenvolvidas por cada empresa e setor da economia a fim de otimizar os processos e superar os momentos mais difíceis.
As vendas online e a presença digital estiveram em evidência, assim como a necessidade de equilíbrio financeiro. As oportunidades que o período abriu também estiveram em destaque, em especial, no aprimoramento, melhoramento e desenvolvimento interno das empresas “Passamos a prestar mais atenção nos processos e estudar melhor cada ingrediente. O resultado é processos mais otimizados e muitas novidades para o setor” apontaram os irmãos João e Rafael da Cervejaria Holzbier.
No setor do comércio, Guilherme Techio, evidenciou a necessidade do universo digital e reforçou como empresas que haviam resistência a essas novas tecnologias tiveram que se aprimorar a fim de garantir seu espaço no mercado. O presidente da ACIAF, Jerfeson Argenton destacou as oportunidades de câmbio e de taxas de juros.
Conversa sobre o desenvolvimento de Fraiburgo
Sobre as oportunidades para Fraiburgo, que vem aos poucos se diversificando na área de atuação, a unanimidade no bate-papo foi de que a solução está no município e em especial nas pessoas de Fraiburgo, aquelas naturais e também as que adotaram o município como seu. Segundo a opinião dos participantes, várias ações vem sendo desenvolvidas para dar o suporte necessário para que os empreendedores iniciem e ampliem suas atividades.
Jeferson Argenton destacou a gestão da Incubadora Fraiburgo Terra da Maçã, que vem dando um suporte para pessoas que desejam empreender no município. Com espaço e suporte técnico e profissional, a Incubadora é uma aposta para fomentar novos negócios para Fraiburgo.
Guilherme Techio enalteceu que a educação fará a diferença no futuro de Fraiburgo. Enquanto há anos era necessário sair do município em busca de uma graduação ou formação profissional, atualmente novos cenários são registrados nesse campo, o que fará a diferença nos próximos anos.
O turismo foi outro setor que fará a diferença no futuro de Fraiburgo. Já sendo aposta há anos, o setor vem se formatando e apresentando novas alternativas. João e Rafael Kirchhoff destacam que é um setor que vem crescendo e tem grandes perspectivas. “Acreditamos e amamos nossa cidade e sabemos que, com otimismo, força de vontade e dedicação, resultados surtirão” finalizou.