Troca de informações e conhecimento. Esse foi a grande resultado da live promovido pelo Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIAF. Com o tema: Indústria – Como se organizar e planejar em cenários de pós pandemia, o bate-papo levou conhecimento, realidade e boas ideias para empresários de todos os setores da economia. Participaram da iniciativa o empresário Paulo Lacowicz, da empresa Polpa Brasil; Roberto Frey da Renar Móveis e Angelica Tormen da Trombini. A mediação foi da nucleada, Fernanda Rosar, da Inself Ted.
O bate papo iniciou apresentando como as empresas vem enfrentando a pandemia do Coronavírus e quais as iniciativas que tiveram que ser realizadas para atender a esse novo cenário. Reinvenção nos processos, melhorias em várias áreas e desenvolvimento online foram apontamentos realizados durante o encontro.
As oportunidades que o cenário abriu também foram discutidas levando em conta principalmente o cenário online e como as vendas acabaram convergindo para esses canais, e, consequentemente, como é importante para as empresas estarem atentas a esse nicho de mercado.
Sobre as gestões e operacionalização, a conversa se concentrou nas realidades de cada uma das empresas representadas: Polpa Brasil, Trombini e Renar Móveis. Adaptações realizadas dentro da estrutura para atender ao quesito saúde do trabalhador, seus fornecedores e clientes e quebra de paradigmas. Angelica Tormen destacou que as próprias reuniões online foram iniciativas que foram inseridas, por uma questão de necessidade, e que serão adotadas para frente “Ficamos pensando em como poderíamos já ter utilizado essas ferramentas antes e como elas atendem perfeitamente a demanda” apontou.
Para o pós pandemia as dicas dos empresários também estiveram em evidência. As palavras do momento foram: Inovação – Conservadorismo – Adaptação – Equilíbrio. Para Paulo Lacowicz o momento será de agir com cautela, avaliar as ações e buscar o equilíbrio no caixa. Como oportunidade, a empresa vem apostando no mercado exterior e principalmente em produtos que estimulem a qualidade de vida e a saúde das pessoas. A comodidade da compra pela internet foi uma das dicas para as empresas, acreditando que muitos nichos de mercado poderão ser abertos.
Para Roberto Frey, da Renar Móveis, o momento é de ser conservador e gerir a empresa com os pés no chão. A presença digital também foi evidenciada, além de uma necessidade ampla de trabalhar bastante e conhecer o seu próprio negócio. Angélica Tormen, da Trombini destacou a necessidade de conhecer a empresa, de ter bem alinhado seu planejamento estratégico, tendo posições bem definidas para todos os cenários. Cuidar das pessoas também foi uma das dicas, destacando que cada vez mais a saúde das empresas e das pessoas estão estritamente relacionados.
Para o coordenador do Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIAF, Ramon Lacowicz, organizador da iniciativa, o resultado da live foi muito positivo “Queremos agradecer a todos que estiveram envolvidos nessa iniciativa e destacar que em breve novas conversas como essas serão realizadas” finalizou.