Nova ferramenta de pagamento instantâneo foi o tema de bate-papo organizado pela ACIAF e Incubadora Fraiburgo Terra da Maçã
Antecipar pagamento e recebimento de seguros. Iniciar cursos online logo na sequência do pagamento. Receber em menos de dez segundos transferências monetárias. Essas são algumas das vantagens apontadas durante a live promovida pela Aciaf e a Incubadora Fraiburgo Terra da Maçã, que abordou o funcionamento do Pix, nova ferramenta de pagamento instantânea. O evento, realizado nas páginas do facebook das entidades, aconteceu na noite desta quarta-feira, dia 9, e tirou dúvidas, deu explicações e abriu horizontes para muitos empreendedores e empresários que estavam sintonizados.
A live teve início às 20 horas com uma explicação detalhada do Pix e seu funcionamento, realizado pelos profissionais Marcio Zonta, da área de TI, e Mike Allan Pellin, da Atar B2B. Na oportunidade eles explanaram que a ferramenta foi lançada pelo Banco Central e que está em vigor desde o dia 16 de novembro, porém desde o dia 5 de outubro, com o cadastramento das chaves.
Como ferramenta de pagamento instantâneo, o Pix tem diferenciais muito interessantes como: agilidade, menos de dez segundos os recursos estão em conta; custo – até o momento é gratuito para pessoas físicas e jurídicas; praticidade – sendo realizada pelo próprio aplicativo do seu banco.
Para receber e realizar transferências é necessário cadastrar uma chave, que está autorizado até cinco chaves pessoa física e até 20 chaves pessoa jurídica.
“São custos relativamente alto deixados de lado. Antes uma transferência acontecia via DOC, que creditava na conta somente no dia útil seguinte, ou TED, que poderia ser realizado até as 17 horas, e creditava no mesmo dia. Isso tudo, com custo para os operantes. Com o Pix, a transferência pode acontecer 7 dias da semana, nas 24 horas do dia” apontou Mike Allan Pellin.
Marcio Zonta ainda reforçou a questão da segurança. Segundo ele, é normal que as pessoas tenham receio no início de uma nova operação, porém, o Pix conta com vários sistemas para evitar fraudes. “Uma ferramenta relativamente bem segura e que precisa contar com a atenção do usuário” afirmou.
Como oportunidade e inovação a serviço do desenvolvimento da economia, a diretora administrativa/financeira da ACIAF, Sheila Varela, também participou do debate e destacou que a procura já vem sendo grande e que a ferramenta vai revolucionar, especialmente as vendas de Natal “Os empresários devem estar atentos a essa nova ferramenta e cientes da importância da sua utilização” destacou.
Participaram também do bate-papo os gerentes do Sicoob e Sicredi, Geovani Zago e Anderson Bandieria. Ambos apresentaram as ações que vem sendo realizadas no sentido de dar publicidade e incentivar o uso do Pix, bem como, as delimitações internas quanto ao funcionamento, limites, entre outras questões.
A live foi transmitida pelo facebook da ACIAF e da Incubadora e está disponível a todos para conferência. A ação foi realizada pela Incubadora Fraiburgo Terra da Maçã em parceria com a ACIAF Fraiburgo.