Você sabia que pode ajudar instituições sociais por meio da Declaração do Imposto de Renda
A Declaração do Imposto de Renda traz algumas possibilidades podem auxiliar muitas instituições sociais. Por meio do Fundo da Infância e Adolescência, o FIA, pessoa física pode destinar até 6% do imposto devido nas declarações completas efetuadas dentro do ano base e 3% no ano seguinte, quando da declaração. A destinação dos recursos para o FIA não interfere em outras deduções s e não gera custos para o doador.
Para ajudar, as pessoas físicas devem fazer a declaração no formato completo e caso a pessoa física tenha restituição a receber, imposto a pagar ou se o imposto pago durante o ano for o valor exato devido, também poderá contribuir.
Ao acessar o programa da Receita Federal, na seção “Fichas da Declaração”, o contribuinte deve selecionar o tópico “Doações diretamente na Declaração – ECA” e clicar em “Novo”; Logo após, aparecerá o “Valor Disponível para Destinação” bem como o valor de restituição ou imposto devido;
Para escolher uma instituição para receber a doação, é preciso informar o número do CNPJ do mesmo e colocar o valor da doação; Por último é preciso selecionar a aba “Darf – Doações Diretamente na Declaração”, imprimir o documento e realizar o pagamento até o vencimento, caso não tenha o valor total para dedução.
Segundo o contador, Ismael Conte, essa é uma importante forma, sem ônus para o declarante, de ajudar instituições sociais da cidade “Chegando o momento de pensar na Declaração do Imposto, essa é uma dica importante que as pessoas físicas podem seguir e ajudar muito quem precisa” apontou Ismael alertando as pessoas que questionem seu contator na hora de fazer a Declaração do Imposto de Renda quanto as possibilidades.