ACIAF sediou encontro realizado na tarde desta quinta-feira, dia 15.
A Associação Empresarial de Fraiburgo (ACIAF) foi sede de mais uma importante reunião que debateu a segurança pública na região. No encontro, além de representantes da Polícia Civil e Prefeitura, também estiveram representantes de entidades de classe do município e representantes de comunidades.
Durante o encontro foi abordado a situação problemática que vive o município, com ondas frequentes de furto em estabelecimentos, veículos e residências. Em meio ao ensejo de aumentar a proteção, foi ouvido o setor de segurança do município que evidenciou que o possível vem sendo feito.
O delegado de Polícia Civil, Igor Siqueira de Araújo, classificou a situação como sazonal devido a crise econômica que o país vem enfrentando, e destacou que há previsões positivas para os próximos dias “As polícias vem fazendo suas partes, já foi registrado um volume bem alto de apreensões nos últimos dias, algumas operações foram muito bem conduzidas e um trabalho sério desenvolvido pela equipe de policiais” apontou.
A falta de efetivo foi uma das situações abordadas e que gerou preocupação das entidades, que manifestaram o ensejo de aumentar a cobrança por parte do Governo do Estado para desprender profissionais para o município. Além do governo, a proposta é encaminhar pedido para a Câmara dos Deputados para que o pleito tenha voz e seja ainda mais representado.
Durante o encontro as entidades buscaram conjuntamente soluções para a problemática. Fortalecimento da segurança privada e a possibilidade de uma atuação conjunta na vigilância da comunidade também foi abordado. Segundo o presidente da ACIAF, Jeferson Argenton, o problema vem sendo frequente e não podemos deixar como está.
“Temos que agir em várias frentes a fim de diminuir esses índices de criminalidade. Proteger os nossos patrimônios, casas, estabelecimentos comerciais e familiares e também cobrar dos órgãos competentes ações efetivas para o setor” finalizou.
Participaram do encontro representantes do Núcleo São Miguel, Lions, OAB, ABPM, Asseaf, Prefeitura, CDL, além dos delegados Igor Siqueira de Araujo e o delegado e diretor de Polícia do Interior, Fabiano Rizzatti Toniazzo. O encontro foi mediado pela Associação Empresarial de Fraiburgo (ACIAF)