O Cocreation Lab, maior programa de pré-incubqação do Brasil, chega a Fraiburgo, por meio de uma parceria entre o município e o Sebrae. A iniciativa se dará por meio da Incubadora Fraiburgo Terra da Maçã. Empreendedores locais vão contar com apoio especializado para transformarem ideias em negócios inovadores. As inscrições vão até o dia 4 de abril, pelo link Inscrições: cocreationlab.com.br/editais. O resultado será divulgado no dia 12 de abril, junto a Incubadora.Serão selecionados até 15 projetos e aqueles que oferecerem soluções para os setores de turismo, agronegócio e tecnologia receberão pontuação extra de avaliação.
“O empreendedorismo é um dos focos do nosso plano de desenvolvimento econômico. Há programas de estímulo que começam nas escolas, como o #Amanhã, e já temos a Incubadora Fraiburgo Terra da Maçã, ambos em parceria com a ACIAF. O Cocreation Lab vem para fechar o elo que faltava entre as ações realizadas no ensino médio e a incubadora. A pré-incubação será fundamental para termos um mecanismo eficiente, cientificamente comprovado, de transformar ideias em negócios. É uma estratégia ousada, por meio da qual iremos gerar valor para os setores de agronegócio, turismo e tecnologia, potencializando serviços, produtos e processos” afirmou o secretário de desenvolvimento econômico de Fraiburgo, Fausto Alcântara de Lima Junior.
“Apoiar o desenvolvimento de negócios inovadores que agreguem valor aos próprios negócios e criem soluções para problemas existentes na comunidade empresarial é a missão do Sebrae, além de fomentar o empreendedorismo inovador” ressalta a gerente regional do Sebrae Meio Oeste Sueli Bernardi.
Durante cinco meses, os participantes passarão por diversas atividades, mentorias e networking, por meio da metodologia exclusiva TXM Business, idealizada pelo professor da UFSC e fundador da Cocreation Lab, Luiz Salomão Ribas Gomes. Depois, os projetos estarão prontos para serem incubados ou receberem investimento. “É sempre gratificante abrir as portas em uma nova cidade tão cheia de potencial como Fraiburgo. Seguimos com o trabalho de expansão do Cocreation Lab para todas as regiões de Santa Catarina, mostrando que a vocação do Estado para inovação vai muito além da capital” defende o professor.
Sobre o Cocreation Lab
O Cocreation Lab é uma pré-incubadora que ajuda empreendedores a transformarem suas ideias em realidade. O programa oferece cinco meses de mentorias, palestras, workshops e networking, em encontros presenciais e também pela plataforma da metodologia exclusiva TCM Business, idealizada pelo professor de Design da UFSC e fundador da Cocreation Lab, Luiz Salomão Ribas Gomez.
A pré-incubação está presente em 20 cidades catarinenses – 15 delas em parceria com o Programa Nascer, iniciativa da Fapesc e do Sebrae/SC. Além disso, tem unidades em Florianópolis, São José, Biguaçu, Criciuma, Fraiburgo, Maravilha e Xanxerê.
Desde a fundação, já passaram pelo Cocreation Lab mais de 500 projetos, dentre eles a Smart Tour Brasil, inciativas que visa a criação de toras turísticas inteligentes com uso de tecnologia que conquistou o Prêmio Nacional do Turismo 2019 na categoria Inovação Tecnológica e é finalista do Healing Solutions for Tourism Challenge, da Organização Mundial de Turismo; o Conexão Solar, projeto que visa popularizar a energia fotovoltaica no Brasil com soluções para empresas integradores e residências; a Newspass, primeira plataforma online que ajuda escolas de ensino médio e os cursos pré-vestibulares no ensino de atualidades; e a Rentsy, plataforma para locação de equipamentos hospitalares que atua no formato marketplace.
Fonte Yasmine Holonda Fiorini