Iniciativa foi realizada na noite desta quarta-feira, dia 11, no auditório da Câmara de Vereadores de Fraiburgo
Números referentes a despesas e receitas, indicadores de atendimento, informações de gestão e administração e muita homenagem. Esse foi o balanço do evento realizado nesta quarta-feira, dia 11, no Auditório da Câmara de Vereadores de Fraiburgo, pela Associação Fraiburguense de Saúde Coletiva – AFSC, administradora do Hospital Fraiburgo.
Na oportunidade os presentes puderam conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvido no Hospital, com indicadores do último ano de atuação, com o retorno da AFSC, na gestão do mesmo. Indicadores de atendimento, referente a internações, pronto socorro, internações Covid e números de cirurgias foram evidenciados.
Nos doze meses de prestação de contas, o Hospital Fraiburgo realizou mais de 3100 cirurgias, de todas as especialidades médicas atendidas. Os números das internações também foram evidenciadas, com destaque para as decorrentes do Covid, totalizando 432 casos, e uma boa notícia: o Hospital está sem internação decorrente de Covid desde 30 de março deste ano. O total de atendimentos de pronto socorro ultrapassaram a marca de 17 mil.
Referente a gestão, a gestora do Hospital, Rosangela Narloch, evidenciou a ampla área de atendimento do Hospital Fraiburgo, atendendo cerca de 55 municípios, e os esforços constantes em melhorar o quadro técnico e ampliar o número de médicos no atendimento. Rosangela também destacou a adesão ao Programa Hospitalar Catarinense, dispondo ambulatório oftalmológico e de ortopedia.
Adote um leito foi apresentado
O programa de adoção de leitos do Hospital Fraiburgo também foi apresentado durante o evento. Na oportunidade um vídeo foi divulgado aos presentes, relatando o resultado final das reformas realizadas com recursos doados por entidades e empresas. Ao todo foram oito leitos que passaram por uma reforma total. Além da apresentação uma placa em homenagem foi entregue.
As empresas e instituições que fizeram parte foram: Rezzadori Madeiras, Cervejaria Holzbier, Frutlife, Requinte Marmores e Granitos, Ruthes Materiais e Acabamentos, Loja Maçonica Obreiros da Paz, Polpa Brasil, Serraria Rio Verde, Maxi Frutas e Agropecuária Irmãos Cominetti.
A colabora, Giana Vescovi Zimmerman agradeceu o empenho e a colaboração de todos e reforçou que a iniciativa contribui com o objetivo maior da AFSC que é um acolhimento humano a todos os pacientes.
Ex-presidentes da AFSC também foram homenageados
Fundada em 19 de dezembro de 2012, a AFSC é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, gerida por uma diretoria voluntária. Atualmente integram a diretoria o presidente Oziel Ribeiro, o vice-presidente Olides Bertaioli; o tesoureiro Paulo Momo e a secretária Soeni Yamaguchi. Ainda integram os conselheiros fiscais: Jucélio Parenti, Luiz Fernando Raldi e Jacob Michels.
A equipe trabalha diligentemente para que o Hospital possa cumprir com sua missão, estampada em três princípios: realizar uma administração de excelência; prestar um serviço humanizado à comunidade e figurar como um excelente local para se trabalhar.
Segundo Soeni, uma das melhores obras da nossa vida é servir a humanidade, por isso, o nosso agradecimento também a todos que vieram antes de nós na gestão: Flávio Martins, primeiro presidente e que fundou a AFSC; Jorge Pederiva e Rafael Benincá “A eles o nosso reconhecimento e a nossa gratidão” apontou.
Projetos futuros também foram apresentados
O evento ainda contou com os projetos futuros da unidade a fim de melhorar ainda mais o atendimento a comunidade local e regional, dentre eles, ações como a pintura do prédio, implantação de três caixas d’água, porta automática no acesso principal, ares condicionados, reforma dos quartos da clínica médica, necessidade de oito novos leitos, ampliação do depósito da cozinha e dois grandes projetos que consistem na implantação de uma terceira sala cirúrgica, com um novo conjunto instrumental cirúrgico e a revitalização e reforma da maternidade.
“São projetos que a AFSC está debruçada e fazendo todos os esforços para a concretização, por isso, contamos com o auxilio da comunidade. Somos uma entidade feita por fraiburguenses trabalhando para fraiburguenses e todos os esforços nesse sentido são bem vindos. Aos poucos estamos transformando a realidade e oferecendo um serviço de saúde digno da nossa comunidade” finalizou Oziel reforçando que todas as doações são bem vindas e podem ser efetuadas por meio do PIX – chave CNPJ 17757127 0001-52 ou transferência para Banco Sicredi, agência 0737, conta 87654-2 em nome da Associação Fraiburguense de Saúde Coletiva.