A maneira como se assiste televisão não é o mesma que a tempos atrás. A moda vem se reinventando a cada dia. A comunicação entre as pessoas é algo que é bem diferente do que o registrado antigamente, e olha, que não precisa ser tão antigamente assim. Todas essas mudanças, seja comportamentais ou de escolhas, afetam diretamente e indiretamente as empresas, independente do porte ou setor de atuação.
Se a mudança é uma certeza de hoje, para o futuro, não será diferente, e para manter esse motor do crescimento econômico, a inovação se faz necessária, e mais do que isso, necessita ser um processo contínuo. Mas quem pensa que inovação está estritamente relacionada a invenção, lançamento de novos produtos, não é bem por aí, as melhorias contínuas dos seus produtos, processos e operações, também integram esses conceitos.
Agora se inovação é tão importante, por onde começar? O primeiro passo é entender que essa ferramenta não é condicionada apenas a empresas de grande porte, pelo contrário, grandes negócios surgiram em terrenos férteis de pequenas empresas. O passo-a-passo inicial é simples: conhecer efetivamente a realidade atual; compreender cada situação; ter uma definição de um plano de ação, e, por fim, colocar as ações em prática.
Algumas ferramentas são fundamentais nesse processo como o Design Thinking que foca nos processos de inovação do usuário, criando uma experiência de consumo altamente desejável pelo seu consumidor. A vantagem do método é que ele ajuda a ampliar o conhecimento sobre seus clientes, transformando essas informações em ideias rentáveis para o seu negócio.
A Análise Swot é outra ferramenta que permite ter uma visão geral de toda a empresa, analisando os pontos fortes, fracos e buscando identificar oportunidades e ameaças. Embora não seja exatamente uma ferramenta desenvolvida na busca da inovação, ela pode ajudar a compreender a realidade do negócio, analisando todas as forças envolvidas na gestão.
O Poka Yoke, termo japonês que significa “A prova de erros”, tem como objetivo diminuir a quantidade de falhas e defeitos. Sejam elas problemas nos produtos ou erros humanos na operação, prestação de serviço e administração do negócio. A Inovation Storming também se enquadra como ferramenta de inovação, mapeando formas diferentes que a empresa pode optar para inovar, que vai de soluções, captura de valor a relacionamento, presença e marca.
Considera importante inovar? Conhece algumas dessas ferramentas de inovação? Quer saber mais, entre em contato com a ACIAF no email aciaf@aciaf.com.br ou pelo telefone 49 3246 3576.