A reunião do Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Empresarial de Fraiburgo (ACIAF) teve um viés diferente nesta semana. O foco foi à motivação para participação da Pesquisa “Perfil do Jovem Empreendedor Brasileiro” e também do “MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas”. Para a secretária executiva da ACIAF, Fernanda Rosar, a participação é importante “Por meio de pesquisa e resposta de questionários é possível conhecer a realidade nacional do sistema e buscar melhorias” afirmou.A Pesquisa do Perfil do Jovem Empreendedor Brasileiro é desenvolvida pela Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE) em parceria com a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Com os resultados será possível traçar melhores estratégias e ferramentas para fomentar um ambiente propício ao empreendedorismo jovem no país. A pesquisa conta com o repasse de dados individuais e os da empresa, ambas mantidas em sigilo. As respostas de todo Brasil serão compiladas e apresentadas em percentual e números gerais. Para participar o interessado deve apresentar idade de 18 e 39 anos e responder a pesquisa online no site https://pt.surveymonkey.com/s/jovemempreendedor.No MPE Brasil a essência é um pouco diferente, pois visa dar reconhecimento estadual e nacional às micro e pequenas empresas que promovem o aumento da qualidade, da produtividade e da competitividade, pela disseminação de conceitos e práticas de gestão. Nesse programa, os empresários respondem uma série de perguntas e recebem um perfil individual sobre as ações corretas e os pontos de melhorias que devem ser buscadas.O questionário online do MPE Brasil está disponível no site www.mbc.org.br/mpe. “Orientamos a todas as empresas a responderem esse questionário, pois o mesmo acaba sendo revertido em uma grande avaliação da empresa como um todo, com apontamentos úteis para o crescimento e o desenvolvimento da mesma. Em um curto espaço de tempo, o empresário preenche o questionário e tem uma resposta positiva, do ponto de vista das melhorias esperadas para a empresa” finaliza Patricia Zimmermann, consultora de Núcleos da ACIAF.