Na noite da segunda-feira, dia 20, a empresa Empresa Climaseg – Assessoria, Segurança, Medicina no trabalho e Meio Ambiente, esteve, a convite do Núcleo de Agronegócios da Associação Empresarial de Fraiburgo (ACIAF), participando da reunião e esclarecendo sobre legislação trabalhista e a exigência do uso de equipamentos de proteção individual (EPI). O encontro foi desenvolvido na Sala de Núcleos da entidade e abordou a Norma Regimental do Ministério do Trabalho, que trata da atividade no meio rural.
O esclarecimento era um dos objetivos dos nucleados que tinham diversas dúvidas sobre a legalização das atividades e a exigência de certos procedimentos. A demanda inicial tratava exclusivamente do uso dos EPIs, porém o conteúdo foi avançado, mapeando as dúvidas dos presentes.
Segundo o gerente da empresa Climaseg, Amilton Pereira Matos, a conversa acabou se concentrando na Norma do Ministério do Trabalho que obriga os empregadores da área rural a capacitarem os trabalhadores para manuseio e aplicação de produtos químicos, treinamento para o uso de maquinários, utilização correta de EPIs, descarte e acondicionamento de agrotóxico, entre outros pontos.
“Os produtores rurais estão muito vulneráveis a essa norma e precisam se adequar com certa urgência, tanto para gerar benefício para a atividade, como para inibir qualquer autuação decorrente de fiscalização do Ministério, que está cada vez mais freqüente no meio. Esse primeiro contato é uma demonstração dessa preocupação e desse interesse deles em estar adequados” afirmou Amilton.
Com referência ao uso dos equipamentos de proteção individual, mais do que a utilização, a Climaseg atentou aos nucleados da importância que os mesmos sejam adequados, a exemplo dos protetores auriculares, que precisam respeitar o volume de decibéis emitidos e o índice de proteção necessário ao usuário.
Para a consultora de núcleos, Patricia Zimmermann, o encontro foi muito proveitoso “Eram inúmeras dúvidas que o setor tinha e a reunião sanou várias delas. Nos próximos encontros, pretendemos alinhar ainda mais os assuntos e caso surjam outras demandas as mesmas terão seu devido encaminhamento. Agradecemos a Climaseg pelo atendimento solícito a nosso pedido” finalizou.