Todo lixo produzido nas mecânicas integrantes do Núcleo de Auto Reparadores da Associação Empresarial de Fraiburgo (ACIAF) tem um destino correto. Isso porque, há aproximadamente dois anos, o núcleo viabilizou, junto a uma empresa de reciclagem, a coleta e destinação correta dos produtos descartados.
A empresa Rio Coletas, de Rio do Sul, foi a contratada para a execução dos serviços. A coleta é realizada a cada dois meses, com recolhimento de, em média, 250 kg de material. Produtos derivados do óleo, peças com graxa e outros descartes são recolhidos.
Segundo o coordenador do núcleo, Anderson Sartori, a viabilização se deu segundo mobilização do núcleo. “Tínhamos uma preocupação ambiental com o que descartávamos, então optamos, de forma conjunta no núcleo, encontrar uma solução. Essa iniciativa da Rio Coletas foi a acertada, com recolhimento continuo e a preços reduzidos devido a quantia retirada” afirma.
Além do recolhimento do lixo tóxico a empresa Rio Coletas ainda emite um certificado a empresa informando a correta destinação final dos resíduos industriais, que é mais um reconhecimento das boas práticas exercidas pelas empresas integrantes do Núcleo de Auto Reparadores.
A articulação para a execução dessa parceria foi toda mediada pela Associação Empresarial, que desenvolve iniciativas sustentáveis. Semelhante ao do Núcleo de Auto Reparadores, já estão em pleno funcionamento, o recolhimento de óleo de cozinha nas empresas integrantes do Núcleo de Gastronomia e de cacos de vidros no Núcleo de Construção e Acabamento.
Segundo a secretária executiva, Fernanda Rosar, são iniciativas como essas que contribuem para um futuro melhor “Uma empresa não pode fechar os olhos para o meio ambiente e pensar somente na produção, ela precisa ter responsabilidades ambiental. A sociedade esta a cada dia mais atenta nessas práticas e valorizando as empresas que executam essas iniciativas” finalizou a secretária.