Alunos do ensino médio da Escola de Educação Básica Gonçalves Dias foram os participantes.
Cerca de 15 alunos do ensino médio da EEB Gonçalves Dias de Fraiburgo participaram, de 17 a 23 de setembro, do curso Geração Empreendedora, desenvolvido pela Associação Empresarial de Fraiburgo (ACIAF), por meio do Núcleo de Jovens Empreendedores. A iniciativa contou com cinco nucleados que atuaram como multiplicadores, e uma banca avaliadora ao final, com a presença da Presidente da ACIAF, Elisabete Zenere, o diretor de núcleos, Leandro Hermes e o gerente do Sicredi e diretor administrativo da ACIAF, Anderson Bandieira.
O curso aconteceu em quatro módulos que abordaram: autoconhecimento, autogestão e inteligência emocional; relações de trabalho, marketing, vendas, sustentabilidade, mercado e criatividade; estruturação de uma empresa, custos fixos e variáveis; e oratória e boa comunicação. Durante os encontros os estudantes foram desafiados a montarem uma empresa fictícia, estruturar ela financeiramente e apurar um resultado, alinhar marketing e estratégias de vendas e apontar o diferencial da empresa perante à concorrência.
Os estudantes vencedores da etapa local: Emanuelle de Lara, Bruno Taffarel, Whitney Laura, Mayara Padilha e Camila Vitória Sattler, criaram a empresa fictícia Rumo- Agência de Viagens, e apresentaram para a banca examinadora, tendo uma avaliação positiva. Os mesmos seguem para a edição regional, que está marcada para o dia 08 de outubro.
O projeto Geração Empreendedora é realizado através dos Conselhos Estaduais da Mulher e Jovens Empreendedores (CEME e CEJESC), e é completamente estruturado pela FACISC e a Fundação Empreender. No estado o programa já está na 10º edição, sendo a primeira vez realizada em Fraiburgo. Atuaram como multiplicadores os nucleados: Gustavo Henrique Lucas, Brenda Nayara Santos Araujo e Isadora Zenere Marcon. Estiveram patrocinando a realização local as empresas: Frutlife, Ducont, Sicredi, Climaseg Ambiental, Rádio Fraiburgo, Fanty Box, EC Soluções e Visualize. O projeto também teve o apoio da Lugano, Maia Maria e Rio Verde Materiais de Construções