Os três novos núcleos da Associação Empresarial de Fraiburgo (ACIAF): Gestão Financeira, Micro Empreendedores Individuais (MEI) e Entidades do Terceiro Setor; realizaram na última semana a segunda reunião dos grupos. No dia 15 foram realizadas: a do MEI e das Entidades do Terceiro Setor e no dia 17 a de Gestão Financeira. Além do alinhamento dos membros, ainda foi programada as primeiras iniciativas que serão realizadas.
Do Micro Empreendedor Individual foi discutido o Planejamento Estratégico que se concentrou em resolver uma série de dificuldades observadas pelos participantes: alvarás, vigilância sanitária, marketing, orientações contábeis, entre outros quesitos foram especificados. Para o próximo encontro, realizado no dia 29 de setembro, está sendo programada uma palestra com um contator.
O objetivo da palestra será orientar os integrantes do novo núcleo sobre as informações tributárias, cruzamento de informações entre o CPF e CNPJ do MEI, inclusão de novos ramos de atividade, benefícios do MEI referente a instituições financeiras, entre outros.
Já o Núcleo de Gestão das Entidades do Terceiro Setor incluíram iniciativas no Plano de Ações com base na liderança, capacitação e negócio. As iniciativas terão como objetivo profissionalizar as gestões, buscar apoio maior da iniciativa pública, capacitar voluntários, entre outras ações.
As entidades definiram para o próximo encontro, também no dia 29, realizar uma reunião com a presença de um advogado cujo objetivo será esclarecer sobre a legalidade de uma instituição sem finalidade lucrativa, estatuto, como abrir uma instituição, as definições de Ong, Ocip, Fundação, Associação e a legislação do voluntariado.
Já o Núcleo de Gestão Financeira, definiu como foco para o Planejamento Estratégico o planejamento orçamentário, sistemas de controle, análise e liberação de crédito e outros temas referentes a contabilidade empresarial. O primeiro evento do grupo está programado para o dia 1º de outubro, onde serão repassadas informações sobre procedimento operacional padrão, como elaborar procedimentos para o setor financeiro dentro das empresas, tendo como exemplo a própria Associação Empresarial.
Para a secretária executiva, Fernanda Rosar, os núcleos iniciam com grandes iniciativas “Dentro dos planejamentos já foram diagnosticados inúmeros problemas comuns. Nossas iniciativas agora se concentrarão em forma de poder colaborar com os integrantes dos núcleos, a fim de se criar alternativas eficazes a eles. Agradecemos desde já a confiança e o engajamento de todos” finalizou.