Um programa eletrônico que diminui a burocratização e facilita a vida de muitos empresários. Assim é visto o “Projeto Espelho”, que foi viabilizado por meio de uma demanda do Núcleo de Corretores de Imóveis. Essa ação contou com o envolvimento direto da Associação Empresarial. Desde março, os corretores de Fraiburgo têm um sistema diferenciado de consulta cadastral de imóveis “Com certeza é uma ferramenta que faz toda diferença no trabalho diário. Parece pouca coisa, mas quem utiliza sabe a real importância do projeto espelho” afirma Aldair Antônio Moraes, coordenador do Núcleo de Corretores de Imóveis.Fundado em 2013, o Núcleo de Corretores já se orgulha dos resultados que vem conseguindo com o trabalho conjunto e a união dos corretores nucleados. Aldair lembra que no início do Núcleo, quando se tratava em problemas semelhantes, a demora e a burocracia para a Prefeitura liberar informações dos cadastros dos imóveis, era sempre o mais citado.O procedimento anterior ao “Projeto Espelho” consistia na solicitação pessoal no balcão da Prefeitura ou por meio do telefone, onde era apresentada a demanda e o funcionário público respondia, conforme tempo de procura das informações e quantidade de pessoas a serem atendidas. O procedimento fazia com que o corretor de imóveis limitasse seu trabalho ao horário de funcionamento da Administração Municipal.Poucos meses depois de fundado o Núcleo de Corretores foi apresentado para a Associação Empresarial esse problema e uma indicação de solução, por meio da desburocratização do processo. Uma reunião conjunta entre ACIAF e Prefeitura possibilitou a resolução desse problema, com a criação do “Projeto Espelho”. Agora ele funciona de forma online, onde o corretor de imóveis possui login e senha e pode buscar, a qualquer dia e horário, as informações necessárias. A Prefeitura ainda possui controle do procedimento, tendo em vista que o programa gera a informação do conteúdo repassado, bem como, para quem foram repassadas as informações.Mauricio Lazzari Ferreira, também integrante do Núcleo de Corretores, destaca que a diferença é enorme “Tenho a corretora há menos de cinco anos e não tinha força sozinho para cobrar uma posição referente ao problema. Via inúmeros outros corretores, com muito mais tempo de carreira, na mesma situação. Após a formação do núcleo passamos a estar unidos e brigar de forma coletiva para as melhorias, e elas já estão acontecendo” destaca.Além do “Projeto Espelho” o Núcleo já vem trabalhando para conquistar outros avanços, como a melhoria do atendimento em cartórios, bem como a agilidade na liberação dos procedimentos cartorários, que antigamente ultrapassava os 20 dias e atualmente são entregues em um prazo menor que 15 dias. “Nossas ações tomadas em conjunto estão surtindo resultados” finaliza Aldair.