A Associação Empresarial de Fraiburgo (ACIAF) oferece a comunidade local e regional mais uma opção de formação e capacitação. Trata-se da palestra sobre Segurança de Dados, realizada pela advogada especializada em Direito Empresarial, Contratual e Digital, Daniela Anselmo Machry. O evento acontecerá nesta quinta-feira, dia 20, a partir das 19h30, através do google meet https://meet.google.com/hkm-fpnq-rba.
A informação é um dos bens mais valiosos que uma pessoa ou empresa pode ter. E hoje em dia grande parte de tudo o que somos, temos e queremos se encontra no meio virtual. É por isso que a segurança de dados é tão importante, pois ela resguarda a informação que circula pelos computadores.
Segundo a secretária executiva da ACIAF, Suliane Tomazini, em um mundo cada vez mais competitivo, é fundamental proteger os dados pessoais e corporativos. “A palestra é pontual e necessária, em especial nesse momento que o mundo vive uma migração quase que 70% online, os cuidados devem ser redobrados, e não estamos falando apenas de guardar as informações, mas de tê-las à disposição sempre que necessário de forma segura” apontou.
Pesquisas indicam que um a cada cinco brasileiros já foi vítima de roubo de dados. O número do telefone é a informação mais procurada para quem tem a intenção de aplicar golpes. O e-mail, o CPF e o número do cartão de crédito também são alvos de estelionatários, pois por meio de qualquer uma dessas informações é possível se cadastrar em sites de compra e venda, por exemplo.
Fraudes, troca de informação sigilosa de clientes entre companhias, derrubada de sistemas são algumas das consequências que a falta de segurança pode acarretar. Os hackers estão prontos para atacar ao menor sinal de vulnerabilidade. Para garantir que os seus dados não sejam roubados e repassados, é preciso agir de maneira estratégica “Estaremos repassando várias dicas fáceis e aplicáveis aos participantes” convidou Daniela.
O que é segurança de dados?
A segurança de dados é tudo o que envolve a proteção de informações de pessoas físicas e jurídicas, por meio de mecanismos e ferramentas. Ela é fundamentada em alguns princípios, que são: Confidencialidade: garante que apenas pessoas autorizadas tenham acesso à informação; Autenticidade e integridade: preservam as características originais da informação, impedindo que sofram mudanças durante um processo por descuido ou ataques de hackers; Conformidade: garante que o sistema siga os regulamentos, leis e normas desse tipo de processo; Disponibilidade: permite que os usuários autorizados pelo dono da informação possam acessá-la quando necessário; Irretratabilidade: impossibilita a negação da autoria de uma transação.