Reunião foi realizada nesta quinta-feira, dia 8, na Prefeitura de Fraiburgo.
A Associação Empresarial de Fraiburgo (ACIAF), esteve reunido, conjuntamente com o CDL, Prefeitura e representantes da Polícia Militar e Civil de Fraiburgo, com o objetivo de discutir a segurança pública no município. Após as crescentes ondas de assaltos, arrombamentos e furtos, a reunião tentou buscar soluções para a situação.
Durante o encontro foram apresentadas as realidades dos setores de segurança pública, com ênfase a estrutura física e de pessoal, bem com os índices de criminalidades e dados de prisões ocorridas nos últimos 50 dias. Segundo o comandante da Polícia Militar, Marcos Tarniovicz, foram mais de 85 prisões realizadas e diversas operações em andamento e programadas.
O efetivo policial foi uma das preocupações apresentadas, sendo que pelo menos 10 policiais militares, um delegado, dois escrivães e quatro agentes são necessários para suprir a demanda local. A fragilidade do sistema de segurança particular também foi abordada, como câmeras antigas, travas das portas menos resistentes e outras questões individuais, e por fim, as chamadas de ocorrência tardia, ocorrendo muitas horas após a fato.
Como resolutiva do encontro, a Polícia Militar e Civil reforçou que intensificará as operações policiais, principalmente as realizadas em conjunto. O canal de comunicação da Polícia Militar, disponível para smartphone: PMSC Cidadão, disponível na loja de aplicativos de forma gratuita, também estimula o comunicado de forma mais ágil.
No que se refere ao efetivo, um oficio coletivo, de todas as entidades participantes, será direcionada ao Governo do Estado e deputados eleitos para solicitar a disponibilidade de pessoal para atender as Polícias Civil e Militar.
Segundo o presidente da ACIAF, Jeferson Argenton, as entidades estão mobilizadas no sentido de buscar uma solução “Estaremos intensificando essa cobrança ao Governo do Estado, a fim de que mais profissionais da segurança possam atuar na nossa cidade, bem como, ações efetivas sejam realizadas nesse âmbito” apontou.