O sucesso de uma grande empresa depende do trabalho de seus funcionários. É por isso que, cada vez mais, o desafio das grandes organizações – e, em especial, dos gestores de RH – é elevar o nível de satisfação e felicidade de seus colaboradores.
Entre as consequências de empregados satisfeitos estão o aumento da produtividade, a eficiência organizacional e a retenção de talentos, fatores que colaboram diretamente para o destaque da organização no mercado. Por sua vez, essa necessidade de reconhecimento por parte das empresas acabou originando diversos métodos para avaliar se uma empresa é um bom local para se trabalhar ou não.
Já existem premiações que buscam ressaltar essa qualidade e algumas características essenciais para uma organização ser considerada uma das melhores empresas para trabalhar. Vamos ver quais são elas?
As principais avaliações
Existem diversas instituições que elegem, ano após ano, as melhores empresas para trabalhar no Brasil. A revista Você S/A faz a sua avaliação com base no Índice de Felicidade no Trabalho (IFT), uma metodologia que quantifica a satisfação dos funcionários de cada uma das empresas analisadas levando em conta fatores como salários, oportunidades de carreira, boas lideranças e qualidade de vida.
Já o Great Place to Work elabora o Ranking das Melhores Empresas para Trabalhar há 20 anos no Brasil, e tem como objetivo divulgar os bons exemplos para estimular outras empresas a melhorarem seu ambiente de trabalho.
Para elencar estas empresas, são analisados o investimento que cada uma delas faz em seus funcionários, a criação e manutenção de um ambiente familiar no trabalho e suas culturas de alta confiança. De acordo com o instituto, as principais experiências dos funcionários nas melhores empresas incluem: ser tratado como pessoa (e não apenas como empregado), ter gestores que cumprem sua palavra, e um ambiente familiar.
Além disso, a pesquisa aponta que a boa vontade dos funcionários para dar mais de si está intimamente associada a equipes cooperativas e bem geridas.
Características das melhores empresas para trabalhar
A visão do trabalho isolado como uma obrigação está muito ultrapassada. Cada vez mais os funcionários e as organizações estão cientes de que o escritório é o local onde se passa a maior parte do dia, e é por isso que o ambiente corporativo vem sendo valorizado e adaptado.
Avaliar uma empresa como um bom local para trabalhar não depende apenas de fatores específicos, mas sim, de um aglomerado de características que, juntas, são responsáveis por formar um ambiente onde o colaborador sinta-se confortável, feliz e satisfeito.
Saiba quais são elas:
Estímulo à realização pessoal
Todos temos objetivos e metas de vida, e muitas delas relacionam-se diretamente a nossas profissões. Ninguém sente-se realizado trabalhando por 10 anos no mesmo cargo, sem enfrentar novos desafios e vivenciar novas experiências.
As melhores empresas sabem da necessidade que cada um de seus colaboradores têm de realizar os seus sonhos e fazem de tudo para incentivá-los em suas jornadas, de forma que a realização pessoal de cada funcionário seja também a da empresa.
Ter valores bem definidos
Imagine só receber uma proposta para um cargo de chefia com um alto salário e toda estrutura necessária para realizar um bom trabalho. Porém, a empresa que ofereceu é conhecida por ser desleal no mercado, poluir o meio ambiente e não valorizar os seus funcionários. Apesar dos benefícios citados inicialmente, os valores e filosofia podem ser um empecilho, não é? Empresas que cultivam bons princípios tendem a atrair bons funcionários, afinal, todos gostam de sentir orgulho e respeito pelo local onde trabalham.
Prezar pelo desenvolvimento dos colaboradores
Até alguns anos atrás, os funcionários eram contratados com base nos conhecimentos e habilidades que possuíam, e suas funções ficavam limitadas a essas áreas específicas. Enquanto isso, algumas empresas estimulam a troca de experiência entre colaboradores de diferentes setores, proporcionam eventos com profissionais renomados e promovem capacitações. Em qual você preferiria trabalhar?
Bom clima organizacional
A relação de amizade entre os colaboradores é um dos fatores que mais traz felicidade no ambiente de trabalho. Os momentos de troca e informalidade durante a pausa para o café fazem toda a diferença no dia a dia de uma corporação.
Apesar de, geralmente, esse clima surgir naturalmente, há algumas medidas de incentivo que as empresas podem adotar. Entre elas estão a postura adotada pelos chefes e a organização de eventos de confraternização.
Formar boas equipes de trabalho
Funcionário bom atrai funcionário bom. É uma lógica bem simples: como fica a sua motivação quando você dá o seu melhor em busca de um objetivo maior e os seus colegas de equipe não parecem acompanhar o seu ritmo? Do mesmo modo, quando toda a equipe está sintonizada e engajada, tudo fica mais fácil. O trabalho flui, os resultados aparecem e todos sentem-se realizados.
Dar liberdade
A liberdade é outro fator que vem cada vez mais ganhando força. Podemos visualizá-la de duas formas diferentes:
A liberdade em relação a horários e formas de trabalho
A liberdade de explorar novas possibilidades e de errar sem ser punido
Ambas são muito importantes do ponto de vista dos colaboradores, que não gostam de se sentirem presos a um modelo fixo de trabalho. Além disso, essa prática estimula a inovação nas grandes organizações.
Fazer a diferença dentro e fora
No TED Talks “O que nos faz sentir bem em nosso trabalho?”, Dan Ariely relata uma experiência onde várias pessoas receberiam determinada quantia de dinheiro para cada boneco de LEGO construído. O valor começava em U$3,00 e diminuía U$0,30 para cada boneco seguinte, até chegar em 0.
O primeiro grupo trabalhou nas seguintes condições: depois de concluir a montagem de um boneco, ele era colocado debaixo da mesa e, então, iniciava-se o próximo. A dinâmica mudava um pouco para as pessoas do segundo grupo: após terminar a montagem de um boneco, ele era desmontado e as peças eram entregues de volta para que ele fosse construído novamente.
O resultado da experiência foi que as pessoas do primeiro grupo construíram, em média, 11 bonecos, enquanto as do segundo grupo ficaram em 7. Mas por que isso aconteceu? Ao ver o boneco ser desmontado, era como se todo o trabalho realizado não tivesse propósito algum, e a motivação era reduzida.
Os funcionários gostam de ter o seu trabalho valorizado, sentir que realmente fazem a diferença e que as atividades que realizam são importantes para toda a organização. Esse sentimento é um grande fator de motivação.
Do mesmo modo, os colaboradores também preferem trabalhar para empresas que fazem a diferença para a sociedade. Aquelas que cuidam do meio ambiente, tratam bem seus clientes, fornecedores e parceiros e causam um bom impacto no mundo.
Possuir um bom plano de benefícios
Apesar de a recompensa financeira não ser mais um fator tão determinante como costumava até alguns anos atrás, todo o conjunto de remuneração e plano de benefícios constitui um grande diferencial.
Empresas que oferecem remunerações variáveis, plano de saúde, refeições, transporte e demais incentivos não só recompensam melhor os seus colaboradores, como também transmitem o sentimento de que se import
am com eles.