Durante encontro, a campanha SOS Rio Grande do Sul também esteve em evidência.
Nesta quinta-feira, dia 09/05, a diretoria da ACIAF esteve reunida. Na oportunidade foi apresentado o painel executivo com foco no agronegócio, abordando as condições climáticas e o sistema Antigranizo. A reunião contou com a presença de João Rolim, da Antigranizo Fraiburgo (AGF).
Durante o painel, o gestor da AGF, abordou o trabalho desenvolvido a fim de contribuir com o agronegócio local e regional, evitando os efeitos catastróficos das chuvas de granizo. Rolim informou que atualmente treze municípios da região contam com essa tecnologia.
Sobre a funcionalidade do mesmo, João Rolim enalteceu que o sistema antigranizo usa iodeto de prata, que diminui de tamanho ou até elimina as pedras de gelo antes que elas atinjam as plantações. O sistema metereológico informa as possibilidades e assim que chega a informação, a mesma é disparada para o ativamento de geradores.
“Cada gerador abrange um raio de cinco quilômetros”, declarou Rolim, ressaltando que há 160 equipamentos desse tipo para atender aos 13 municípios.
Campanha SOS Rio Grande do Sul também esteve em pauta
A diretoria da ACIAF também discutiu em reunião o andamento da campanha SOS Rio Grande do Sul, que tem o apoio da entidade. A campanha que visa arrecadar água potavel já carregou e enviou ao estado vizinho mais de 23 mil litros. A ação segue até o próximo domingo, dia 12, e pode ser feita através de doações em dinheiro, através da chave pix email: fraiburgo@lionsld8.org.br